quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ministros aprovam criação de cargo de alto representante do Mercosul

Foz do Iguaçu (PR) - A criação de um cargo de um alto representante do Mercosul foi aprovada hoje (16) pelos ministros que estão participando da reunião do Conselho do Mercado Comum, em Foz do Iguaçu (PR). A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

“É para o Mercosul ter uma cara, para o Mercosul poder se apresentar. [Ele] é quem vai falar em nome do Mercosul, por exemplo, nas consultas políticas com a Turquia e a Rússia”, disse Amorim.

O ministro negou ser candidato ao cargo e comentou sobre a possibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumi-lo. “Ele [Lula] pode exercer qualquer um desses cargos, mas, na minha opinião, ele está acima deles. Mas quem pode mais, pode menos.”

O alto representante do Mercosul exercerá funções de articulação política, formulação de propostas e representação das posições do bloco. Ele representará o bloco mundialmente e também vai coordenar a implementação de metas previstas no Plano de Ação para um Estatuto da Cidadania do Mercosul, também aprovado no Conselho do Mercado Comum, em Foz do Iguaçu.

A criação do cargo, que é rotativo, ainda precisará ser ratificada pelos legislativos dos quatro países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

Nenhum comentário:

Postar um comentário