sábado, 4 de dezembro de 2010

Palestra sobre Cidadania abre discussões no I Workshop em Comércio Exterior

Evento segue com atividades até sexta-feira, 30/04
Palestra sobre Cidadania abre discussões no I Workshop em Comércio Exterior
Adauto José de Carvalho, palestrante do primeiro dia do Workshop em Tributação, Cidadania e Comércio Exterior. Foto: Cleidiane Vila Nova

Teve início hoje, às 8h, no miniauditório, o I Workshop em Tributação, Cidadania e Comércio Exterior , promovido pelo curso de Comércio Exterior do IFRN, em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria Estadual de Tributação (SET).

Chamado também de Jornada universitária de consciência fiscal, o evento conta com palestras, projeções de filmes e com o momento universitário – painel de discussão sobre os assuntos abordados, com orientações e esclarecimentos dos professores e palestrantes convidados.

Na manhã de hoje, os estudantes, e demais presentes, puderam conferir a palestraCidadania é assim que se faz!”, proferida por Adauto José de Carvalho Filho, membro da Delegacia da Receita Federal de Natal. Na ocasião, foi feita uma abordagem sobre os conceitos, fundamentos e instrumentos da cidadania, visando despertar para importância do livre exercício da cidadania e da participação social.

Para Adauto José de Carvalho o momento de encontro com os estudantes é de conscientização social. “A palestra pretende despertar a platéia com uma mensagem de reflexão. Usamos sempre uma metodologia crítica e reflexiva”, disse.

A estudante do segundo período do curso Comércio Exterior do IFRN, Tamirys Joanne Oliveira, afirma que encontros que debatem cidadania são fundamentais no curso. “Pretendo usar os conhecimentos adquiridos em ações sociais. Acho muito importante todos saberem sobre cidadania, sobre o que é ser cidadão”.

Os temas que parecem imprescindíveis para a consciência cidadã, e que são abordados pelo professor Adauto de Carvalho, são dignidade de ser cidadão, orgulho da nacionalidade, obrigação social, gestão pública, controle social e movimentos sociais.

O evento prossegue até o dia 30 de abril, sempre às 8h, no miniauditório do Campus Natal Central.

Publicado por: www.ifrn.educ.br  em 02/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário